Medidores de Vazão – Calha Parshall AgE

Medidor de Vazão: Calha Parshall (pdf)

Os medidores de vazão tipo "Calha Parshall" CAP / AgE são equipamentos aplicados na medição contínua de vazão e/ou mistura rápida de coagulantes em Estações de Tratamento de Água (ETA's) e / ou Estações de Tratamento de Efluentes (ETE's) industriais ou urbanos.

Fabricados em resina poliéster reforçada com fibra de vidro, os medidores de vazão tipo Calha Parshall são equipamentos projetados para resistir aos efeitos corrosivos do líquido a ser mensurado e dos eventuais produtos químicos incorporados ao mesmo.

Modelos


Princípios de funcionamento:

A medição de vazão em equipamentos do tipo Calha Parshall se dá através de uma relação pré-estabelecida entre a altura da lamina do fluído na calha, demonstrada por meio de escala de graduação fixada no interior da mesma, e sua vazão.

Para realizar esta relação, os medidores de vazão do tipo Calha Parshall dividem-se em três partes distintas (figura):

A) Seção Convergente - Tem por função reduzir/adequar a velocidade do fluído em sua entrada, diminuindo a possibilidade de turbulências e aumentando a capacidade de precisão de mensuração do equipamento.

B) Seção de Estrangulamento (Garganta) - Segunda seção do equipamento, onde o líquido é submetido a uma concentração produzida pelo estreitamento das laterais e/ou pela elevação do fundo do canal.

C) Seção Divergente ou de Alargamento - Posicionada na parte final do equipamento, após seu estreitamento garganta), tem por objetivo propiciar a normalização do fluxo do canal.

Uso da Calha Parshall como misturador rápido de coagulantes:

No tratamento de efluentes industriais, esgotos ou água a coagulação é o processo no qual produtos químicos denominados coagulantes são adicionados ao meio líquido de modo a reduzir as forças de repulsão entre colóides em suspensão e proporcionar sua aproximação e flotação ou sedimentação.

Para maior eficiência do processo, a dispersão do coagulante no meio líquido deve se dar de forma homogenia e o mais rápida possível. Uma forma eficiente de se propiciar uma mistura com estas características se dá através de turbilhonamento por meio de condições de ressalto hidráulico.

Neste sentido a calha parshall pode ser um importante aliado no processo de mistura, adicionando-se ao equipamento essa condição de ressalto hidráulico, através do posicionamento de placas no canal de saída da calha de modo a afogar seu fluxo de saída.

Tal procedimento, pode transformar a Calha Parshall, de forma simples e de baixo custo em um eficiente sistema misturador de coagulantes.

Instalação:

  • O equipamento deve ter o mesmo nível dos canais de jusante e de montante.
  • Devem ser instaladas válvulas de bloqueio de vazão a montante e a jusante do sistema de forma a propiciar sua manutenção e/ou reparo.
  • É indicada a instalação de sistema de gradeamento a montante do equipamento de forma a impedir a passagem de resíduos de maior porte que possam comprometer seu bom funcionamento.
  • Recomenda-se que os medidores em resina poliéster reforçada com fibra de vidro sejam revestidos externamente com concreto, formando uma estrutura única com o canal, de forma a aumentar a durabilidade e eficiência do equipamento.
  • Recomenda-se que o equipamento seja precedido de um canal aberto retangular onde o escoamento seja uniforme e minimize sensivelmente as turbulências.

  • Maiores informações entre em contato com nosso setor comercial:

    AgE Tecnologias - Meio Ambiente, Saneamento & Ambiência Ltda.
    Rua Heriberto Hülse, 3.100B – Jardim Santiago - São José / SC - 88.113-000
    Fone: +55 (48) 3346-3005 / Fax: +55 (48) 3346-0739
    vendas@agetec.com.br

Arquivos para download Tamanho Data
CalhaParshall.pdf788 Kbytes30/10/2014