Módulo 1 - Coleta seletiva e ação voluntária com recompensa

LIXO LIMPO AgE: MÓDULO 1

O Módulo 1 é o primeiro passo para o sucesso da operação do gerenciamento dos resíduos sólidos municipais (RSM).

Esta etapa visa implantar, incentivar, racionalizar, otimizar e institucionalizar sistema de coleta seletiva no município, de maneira a garantir e perpetuar a prática sob o ponto de vista da melhor performance operacional e viabilidade econômica da reciclagem. A regulamentação das práticas do processamento do lixo poderá ser realizada por intermédio da cooperativa de catadores, associações, empresas ou entidades parceiras.

A separação do resíduo em casa é de fundamental importância, pois, reduz os investimentos com separação e triagem, facilitando a operação e aumentando o valor agregado dos resíduos. O Programa AgE Recompensa funcionará atendendo a população em suas residências (forma reativa) ou através de Ecopontos (ativa).

Através da tecnologia RFID - Radio Frequency IDentification, a lixeira contendo material reciclável separado é pesada e identificada. O que também pode ser feito de forma ativa, levando até os pontos de coleta. Nas duas formas a população ganha créditos no cartão de recompensa.

Utilizar a ação voluntária com recompensa para divulgar e popularizar a prática da separação dos resíduos nas residências, nos estabelecimentos públicos e comerciais do município, fidelizando a população e difundindo  o programa LIXO LIMPO AgE.

<< 1 2 3 4 >>