AgEtec lança novo conceito em equipamentos de biogás

Voltada para atividades industriais e urbanas, a AgEtec, sediada em São José/SC, acaba de lançar no mercado seu novo sistema para tratamento de resíduos sólidos orgânicos e tecnologia de produção de biogás. "O AgE BIOGÁS propõe-se a atender a crescente demanda de tratamento e disposição final de resíduos sólidos orgânicos industriais e domésticos, visando a sustentabilidade ambiental nas indústrias e municípios", comenta o engenheiro agrônomo Aleixo Dellagnelo.

 

O novo sistema, já em operação em algumas empresas do estado, destina-se a atividades como agroindústrias, abatedouros e frigoríficos de aves, suínos e bovinos, laticínios, curtumes, indústrias de papel e celulose e alimentícia em geral. Já nos centros urbanos, a tecnologia auxiliará na destinação final de resíduos orgânicos de supermercados, condomínios residenciais, shoppings e armazenadores de alimentos, como as Ceasas. "Os mais diversos resíduos orgânicos, como dejetos de animais, lodos de flotação, lodo biológico, resíduos orgânicos de restaurantes, incubatórios de aves, fábrica de rações e outros, podem ser utilizados como substrato para a co-digestão anaeróbia e a produção de biogás. Este pode ser queimado diretamente na indústria, comércio ou ser transformado em energia elétrica", explica Dellagnelo.

 

Ao adotar um sistema de tratamento de resíduos como o AgE BIOGÁS, a empresa ou órgão público estará ao mesmo tempo preservando o meio ambiente e economizando energia. Isso pela integração da energia de fontes renováveis na própria planta industrial ou empresas urbanas, que significará uma considerável redução na necessidade de outras fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis. A AgEtec acompanha e desenvolve todas as etapas de um projeto como esse: desde a identificação dos substratos orgânicos, passando pelo planejamento da planta de biogás, estudo de viabilidade econômica, cálculo da produção de energia, projeto e gerenciamento da execução e suporte técnico do sistema.

Entre em contato conosco e conheça melhor essas novidades!