AgE Participa de Congresso sobre Metano na China

“Methane to Markets Partnership Expo” é o título do evento realizado em Pequim - China, no final de 2007 e organizado pelo China's National Development and Reform Comission (NDRC) e pela U.S Projects and Experts Enviromental Protection Agency (U.S EPA).

Diretor Geral da AgEtecA “Methane to Markets Partnership” foi criada em 16 de novembro de 2004, numa reunião ministerial em Washington, quando governantes de quatorze nacionalidades assinaram como membros de uma organização voluntária, não vinculativa, para a cooperação internacional referente ao avanço na recuperação e uso do gás metano como uma valiosa fonte de energia limpa.

O objetivo maior desta sociedade é unir diversas organizações e governantes internacionais a fim de catalisar o desenvolvimento de projetos envolvendo a recuperação e aproveitamento do metano. O setor privado, a comunidade científica, os bancos de desenvolvimento e outras instituições governamentais e não governamentais são encorajadas a colaborar com os membros da sociedade, contribuindo para o avanço de projetos e desenvolvimento de tecnologias ligadas ao gás metano.

A AgEtec une-se a este projeto e participa ativamente do Methane to Markets como membro do Project Network. Busca dessa forma construir, enriquecer e aprimorar o seu Know How, tornando a AgEtec cada vez mais atuante nesta área.

O Metano (CH4) é um hidrocarboneto, componente primário do gás natural e também um dos gases do efeito estufa. Sua presença em excesso na atmosfera vem contribuindo consideravelmente para acelerar o aquecimento global e as mudanças climáticas diagnosticadas atualmente.

A concentração de metano na atmosfera praticamente dobrou nos últimos dois séculos. De toda a emissão global de gases do efeito estufa, o metano representa quase 16%, sendo que, aproximadamente, 60% do total das emissões deste gás são de origem antropica. As principais fontes antropogênicas de metano que são alvos dos trabalhos da Methane to Markets Partnership, são:

  • Agricultura;
  • Mineração de carvão;
  • Aterros Sanitários/Lixões;
  • Gasodutos e oleodutos.

Com o objetivo de incorporar novas experiências e buscar novas tecnologias e parceiros, a AgEtec teve a oportunidade de participar do Methane to Markets Partnership Expo que além de discorrer sobre assuntos relevantes sobre captura e uso do metano como energia alternativa e como forma de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, apresentou oportunidade de:

  • Identificar e explorar projetos com indústrias parceiras;
  • Aprofundar o conhecimento a respeito de financiamento internacional e parceiros para o desenvolvimento de projetos;
  • Participar conjuntamente de discussões sobre as políticas adotadas com organizações de alto nível;
  • Participar do mercado internacional com foco no metano;
  • Demonstrar e comercializar as últimas tecnologias existentes para recuperação e uso do metano;
  • Interagir e discutir projetos de alta tecnologia com projetistas e especialistas da área;
  • Aprimorar o know-how relativo à implementação de projetos para o uso do metano que sejam economicamente e ambientalmente viáveis.