25/02/14 - Evento gratuito sobre Metano

A FATMA em conjunto com a Global Methane Initiative (GMI)/ EPA/USA, EPAGRI e outras instituições do Estado, realizarão em Florianópolis de 12 a 13/março, o workshop internacional Redução das Emissões de Metano - Boas práticas, oportunidades para aproveitamento e mitigação na agricultura e pecuária intensiva, no tratamento de efluentes e nos Resíduos Sólidos Urbanos.

O evento debaterá o aproveitamento e minimização das emissões de metano. O metano em adição ao dióxido de carbono (CO2) respondem em torno de 70% dos gases de efeito estufa (GEE) provocado pelo homem. Além de mitigar a mudança climática global, a redução das emissões de metano na agricultura, nos setores de águas residuais e resíduos sólidos urbanos pode proporcionar uma série de benefícios locais, na conservação do ar e qualidade das águas, na segurança e geração de energia.

Serão abordados os seguintes tópicos:

Setor agroindustrial:

  • Políticas internacionais e incentivos à digestão anaeróbia;
  • Estudo de casos, lições aprendidas em unidades agroindustriais e de pecuária intensiva;

Tratamento de efluentes

  • Reaproveitamento da energia do biogás;
  • Medição e modelagem do biogás;

Resíduos Sólidos Urbanos

  • Estudos de caso, lições aprendidas no desenvolvimento de projetos;
  • Estratégias de redução dos gases de efeito estufa (GEE) para o setor;

Questões Intersetoriais

  • Políticas internacionais, incentivos, crédito para projetos, ações práticas;
  • Discussão da Política Nacional do metano no Brasil;

 

A GLOBAL METHANE INITIATIVE (GMI) é uma parceria voluntária, multilateral, que visa reduzir as emissões globais de metano e avançar na redução, recuperação e uso do metano como fonte de energia limpa de valor. A GMI busca isso através da criação de uma rede internacional de governos parceiros, membros do setor privado, bancos de desenvolvimento, universidades e organizações não-governamentais, a fim de aumentar a capacidade, desenvolver estratégias e mercados, e eliminar as barreiras ao desenvolvimento de projetos de redução de metano nos mais de 40 países parceiros.

Maiores informações no site: http://www.alesc.sc.gov.br/portal/eventos/eventogmi